Fisioterapia Orofacial

Fisioterapia Pré-Operatória

A consulta pré-cirúrgica com o Fisioterapeuta é de extrema importância, pois nesta o paciente será informado de toda a sequência dos acontecimentos e as condições do pós-operatório imediato. Nessa consulta será realizada uma avaliação prévia da ATM e musculatura de mímica facial e mastigatória, medicação das amplitudes bucais e uma explanação sobre as etapas do tratamento fisioterápico, tendo o paciente a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas.

Algumas informações são importantes o paciente ter ao sair da consulta, são elas:

✔️ Formação do edema
✔️ Material que ele precisará levar para o hospital
✔️ Forma correta de aplicação da Crioterapia (compressas frias)
✔️ Parestesia
✔️ Plano de tratamento fisioterápico

Fisioterapia Intra-Operatória

Basicamente, a atuação da Fisioterapia nessa fase ocorrerá através da aplicação de bandagens elásticas compressivas, logo após o procedimento, ainda no centro cirúrgico. Esta conduta tem como finalidades principais a prevenção de hematomas e seromas, assim como, o auxlio no tratamento das fibroses e redução das equimoses.

Isso ocorre, porque a bandagem permite a contenção dos tecidos e a aplicação de tensão em áreas especificas, pois esta gera uma aproximação entre a pele e os músculos, reduzindo a área lesada e promovendo uma diminuição da resposta inflamatória. 

Outro benefício da bandagem elástica compressiva, é a elasticidade do material, que proporciona um maior conforto para o paciente,bem como, suaboa aderência, a qual permite que a troca seja necessária, somente após um período de 7 a 10 dias.

Pós-Operatório Imediato

O pós-operatório imediato, consiste basicamente nas duas primeiras semanas após a realização do procedimento, e a Fisioterapia apresenta-se com importante papel na condução da reparação e controle do processo inflamatório, tendo como principais objetivos:

✔️ Liberação das aderências faciais 
✔️ Controle do edema
✔️ Relaxamento da musculatura cervical e desbloqueio da musculatura respiratória
✔️ Recuperação da expressão facial
✔️ Auxílio na regeneração óssea e nervosa

Pós-Operatório Tardio

Nessa fase o objetivo principal do tratamento é a recuperação dos movimentos mandibulares (abertura, lateralizações e protrusão), fundamentais para a função mastigatória. Para isso, são realizados exercícios mandibulares (passivos, ativos, ativo-assistidos e resistidos), os quais ajudam a minimizar aderências articulares, promovem renovação do liquído sinovial, evita a rigidez muscular e a retração da fáscia e facilita a adaptação propioceptiva da nova estrutura bucal. 

Fale com Ely Carvalho

ou (81) 3221-0818

R. Maj. Codeceira, 140 – Santo Amaro
Recife – PE, 50100-070

Email: contato@elycarvalho.com.br